Espiritismo e Espiritualismo
Pelo melhor entendimento da prática espiritual, devemos compreender claramente o que é a espiritismo e o que é espiritualismo.
Espiritismo:
Crença que colocam a existência humana baseada na esência de um espírito imortal, admitindo as reencarnações e a comunicação entre os encarnados e desencarnados, através da mediunidade (condição inerente a todos os encarnados, em diferentes estágios de desenvolvimento).
Espiritualismo:
Admite a existência de Deus, de forças universais e da alma, acreditando na existência de uma infinidade de aspectos abstratos.
Acredita na existência do espírito imortal. Também crê na existência de Deus e confirma a existência de valores espirituais ou morais como finalidade da atividade racional humana..
O espiritualista apóia o ecumenismo, busca a vida em harmonia com o universo, procura evidenciar a vida em todas as dimensões universais e sempre se propõe a levar amparo e conforto, através da energia espiritual, aos que procuram ajuda.
Basicamente são essas as diferenças, uma vez que enquanto no espiritismo se acredita na imortalidade da alma e na reencarnação da mesma, no espiritualismo no espirito imortal como forma de energia espiritual, que se concentram em outras dimensões.